OKR é a sigla do termo em inglês “Objective and Key Result” ou, em português, “Objetivo e Resultado-chave” trata-se de um framework de gestão empresarial de definição de metas criado pela Intel, mas que se tornou mais conhecido quando John Doerr, um dos maiores investidores de tecnologia e ex-funcionário da Intel, sugeriu aos líderes do Google que implementassem OKRs na empresa. E, desde então, vem sendo praticado com muito sucesso no Google e em outras empresas no Vale do Silício como Twitter, Dropbox, LinkedIn e GoPro.

É uma metodologia de definição de metas orientadas por resultados. Os OKRs fornecem alinhamento aos objetivos estratégicos e sua estrutura favorece o desdobramento entre os processos. Assim, contribuindo para que todos conheçam os propósitos da organização, bem como onde se quer chegar e como isso será feito para que seja cumprido.

Um fator bastante motivador a respeito deste método é a simplicidade e facilidade do uso. Basicamente define-se os objetivos principais, ou estratégicos. posteriormente seus resultados chaves, aqueles que juntos suportam o atendimento ao objetivo principal. Os objetivos devem ser criados visando a relação à missão, aos valores e à estratégia da organização.

Estrutura:

♦ Objetivo (“o que desejo alcançar?”)

OBJETIVO: é seu “SONHO”. O que você deseja alcançar? A resposta será o seu objetivo.

Características:

  • Ser qualitativo;
  • Refletir à aspiração;
  • Possuir prazo de conclusão e responsável;
  • Poder ser questionado pela equipe;

♦ Resultados Chave (“como posso mensurar?”).

RESULTADOS CHAVE: São os “Critérios de sucesso” do Objetivo.

Características:

  • Quantitativos (obrigatório)
  • Métricas – KPIs (recomendamos trabalhar com indicadores)
  • Devem ser desafiadores, não impossíveis
  • SMART (Específicos + Mensuráveis + Atingíveis + Relevantes + Prazo)

Exemplos de OKR para a empresa:

Objetivo: Garantir a satisfação dos nossos clientes

Resultados-chave:

KR 1: Alcançar NPS de 75 ou superior (Zona de Excelência)

KR 2: Reduzir o churn rate para menos de 5%

Erros mais comuns na construção de resultados chaves:

Ilustração: CoBlue

Muito cuidado para não confundir os KR’s com tarefas. Eles são os resultados chaves, devem medir a performance e não listar tarefas. Para garantir resultados de alto impacto, foque no propósito final, não nos meios para chegar lá.

“Priorize a comunicação. Lembre-se que OKRs não são apenas uma maneira de medir o progresso: eles são um veículo de comunicação que mostra as outras equipes que você está trabalhando e o que você está tentando realizar. Permita e motive as equipes a olhar para os OKRs de outros departamentos e falar sobre eles, a fim de incentivar a colaboração e potencializar os resultados.” Dick Costolo – CEO do Twitter sobre OKR (tradução adaptada)

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Últimas Postagens

Categorias